DA REDAÇÃO: Mais de 7 mil não índios devem deixar gleba Suiá Missú a partir desta segunda-feira (10)

Publicado em 10/12/2012 10:51 e atualizado em 10/12/2012 12:27
Questão indígena: Desocupação por não índios da gleba Suiá Missú está marcada para esta segunda-feira (10). Cerca de 7 mil pessoas devem deixar a área de 165 mil hectares que será ocupada por aproximadamente 150 índios xavantes.
Está marcada para esta segunda-feira (10) a desocupação da gleba Suiá Missú, no estado do Mato Grosso. Mais de 7 mil não índios devem deixar a área de 165 mil hectares que será ocupada por aproximadamente 150 índios da etnia xavante.

Segundo Laércio Fassoni, presidente da Comissão de Assuntos Indígenas da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (Famato) muitas famílias estão dispostas a resistir à desocupação. “Não foi determinado para onde essas pessoas serão deslocadas. Para tirar a família de dentro de casa e jogar na rua ou na beira da rodovia eles (não índios) acham que é preferível resistir”, afirma.

Além do problema social, a questão financeira também atinge os não índios. Segundo Fassoni, alguns produtores estão legalmente nas terras há mais de 40 anos e não existe previsão de indenização financeira pela desocupação das terras.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado