DA REDAÇÃO: Novembro com excesso de chuvas e dezembro de estiagem resultam em perdas para feijão, soja e milho em Formosa (GO)

Publicado em 10/01/2013 09:14 e atualizado em 10/01/2013 12:44
Safra 2012/13: Lavouras de Formosa (GO) passaram por muitas chuvas em novembro e seca em dezembro. Para o feijão perdas chegam a 40%. No milho prejuízos estimados são de 20% e soja tem quebra de até 30% nas variedades precoces.
Em Formosa (GO) produtores enfrentam clima atípico neste ano safra. Em outubro falta de chuvas atrasou início do plantio, em novembro as lavouras enfrentaram o excesso das chuvas e em dezembro o tempo seco. Segundo o engenheiro agrônomo e proprietário da TecAgro, Rodrigo Aprá, o município teve o mês de dezembro mais seco dos últimos 40 anos, com precipitações entre 50mm e 100mm. 

A irregularidade climática foi sentida nas lavouras de feijão, milho e soja. Para a primeira cultura perdas médias na produção chegam a 40% na primeira safra. Prejuízos foram ainda agravados pela incidência de doenças. Já para o milho ainda não há números exatos sobre a quebra, mas a seca atingiu a fase vegetativa do cereal e alguns produtores já relatam prejuízos de 20% em áreas com produção estimada em 200 sacas/hectare. 

Para a soja os prejuízos se concentram nas variedades de ciclo precoce. De acordo com Aprá, em algumas áreas perdas para a soja super precoce chegam a 30%. No entanto, ainda não é possível confirmar números exatos do prejuízo da oleaginosa. 

Com o clima incerto, safrinha de milho pode sofrer drástica redução em Formosa e região. Segundo Aprá, produtores pensam em “usar cobertura vegetal para melhor qualidade do solo”, ao invés de arriscarem perdas na segunda safra. Previsões climáticas seguem não se confirmando, apesar de atual retorno das chuvas. 
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado