DA REDAÇÃO: Brasil pode produzir mais etanol e menos açúcar em 2013

Publicado em 10/01/2013 15:08 e atualizado em 10/01/2013 16:45
Sucroenergético: Centro-Sul brasileiro pode aumentar em 20% produção de etanol em detrimento do açúcar neste ano. Combustível será em sua maior parte destinado à exportação e oferta de açúcar menor deve favorecer mercado mais firme em 2013.
Setor sucroenergético começa 2013 com expectativa de aumento de 20% na produção de etanol no Centro-Sul brasileiro, enquanto produção de açúcar tende a diminuir. Segundo o presidente da G7 Agrocommodities, João Oswaldo Baggio, a safra mais alcooleira deve atender basicamente o mercado externo.   “Mercado internacional tem procura grande por etanol, principalmente nos EUA, depois da queda das barreiras que dificultavam a entrada do etanol brasileiro feito de cana-de-açúcar no país”, explica.  

Segundo Baggio, apesar de nos últimos 5 anos o Governo Federal não ter reajustado o preço da gasolina de acordo com o mercado - prejudicando bastante o setor sucroenergético e a própria Petrobras - a cadeia possui estrutura para aumentar sua produção de etanol em 2013. 

“Expectativa dos economistas é de que a presidenta Dilma Rousseff reduza a tarifa da energia e aumente os preços da gasolina, para impactar menos na inflação”, afirma o presidente. A Petrobras precisa de um reajuste de 15% nos preços dos derivados do petróleo, segundo a presidente da empresa, Graça Foster. A cadeia sucroenergética espera um reajuste também de 15% nos preços do etanol. 

Se a produção de etanol irá aumentar e a de açúcar diminuir, o mercado do açúcar tende a firmeza em 2013. Segundo Baggio, notícias de problemas na produção de açúcar chinês e tailandês, além da redução de oferta do produto brasileiro podem impactar positivamente nas cotações internacionais, levando os preços do açúcar aos US$0,22/libra-peso neste ano na Bolsa de Nova York.  
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado