DA REDAÇÃO: Produtores gaúchos conseguem liminar contra ação contra a demarcação de terras indígenas

Publicado em 14/01/2013 13:32 e atualizado em 14/01/2013 16:50
Demarcação de terras indígenas: produtores gaúchos que teriam que deixar suas terras em 60 dias para os índios Guaranis conseguiram uma liminar na justiça suspendendo a ação. As cerca de 300 famílias de pequenos produtores vivem na região há mais de 100 anos e possuem escrituras das propriedades.
Os produtores rurais do estado do Rio Grande do Sul conseguiram uma liminar que suspende o ato no qual os agricultores teriam que sair de suas terras, na área de Mato Preto, em 60 dias para a demarcação para os índios Guarani. 

Segundo o presidente da Sutraf, Nilson Scariot, essa situação reforça a importância das mobilizações organizadas pelos produtores contestando a ação. “Ao todo são 300 famílias que moram na área há mais de 100 anos, os agricultores tem as escrituras das terras registradas em cartório”, afirma. 

Apesar da liminar, o cenário é preocupante uma vez que os produtores gaúchos acompanham a nível nacional todos os problemas de disputa de terras entre os agricultores e os índios. “Entendemos que aqui no RS a situação é diferente, pois os proprietários têm títulos das terras e não há registros de índios na localidade”, diz Scariot. 

Mato Preto (RS) - a área que abrange os municípios de Getúlio Vargas, Erebango e Erechim foi declarada indígena na portaria do Ministério da Justiça, divulgada no último dia 21 de setembro de 2012. A situação gerou protestos dos agricultores que residem nas terras. 
Por: Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado