DA REDAÇÃO: Oferta de carne bovina deve ficar mais ajustada esse ano

Publicado em 23/01/2013 13:17 e atualizado em 23/01/2013 16:25
Boi Gordo: tendência é que haja continuidade nas exportações e com isso, a oferta de carne bovina no mercado interno fique mais ajustada. O cenário deve favorecer a valorização dos preços da arroba praticados no mercado físico.
De acordo com o analista da Safras & Mercado, Fernando Iglesias, as exportações no mercado do boi registraram um bom desempenho em 2012 e a tendência é que haja uma continuidade nas embarcações esse ano. Com isso, a oferta de carne bovina no mercado interno deve ficar mais ajustada.

Esse cenário tende a favorecer a valorização dos preços da arroba do boi praticados no mercado físico. Por outro lado, a projeção de melhora no crescimento da Europa pode trazer uma expectativa de alta nos preços a longo prazo, conforme sinaliza o analista. 

Além disso, a demanda interna no primeiro bimestre se revela menor do que o registrado no final de 2012. E o que deve fazer a diferença são os bons volumes de chuvas na região Centro Oeste, que permite que os pecuaristas tenham mais condições de reter o boi gordo no pasto 
à espera de preços melhores. 

Já a falta de chuvas no Rio Grande do Sul não tende a afetar tanto o mercado do boi haja vista que a maior parte da oferta é de origem do Centro Oeste. “O impacto é de menor proporção, e o estado é o maior prejudicado do clima seco e por conta disso os preços estão subindo no RS”, disse Iglesias. 
Por: Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado