DA REDAÇÃO: Soja – mercado realiza lucros, após fortes altas no início da semana

Publicado em 24/01/2013 12:37 e atualizado em 24/01/2013 15:35
Grãos: mercado realiza lucros nesta quinta-feira (24), após as altas expressivas registradas no início da semana. Caso não haja chuvas nos próximos dez dias no Sul do Brasil e Argentina o mercado deverá colocar um prêmio de clima nos contratos em função das possíveis perdas na produtividade.
Nesta quinta-feira (24) os futuros da soja operam em baixa na Bolsa de Chicago dando continuidade a realização de lucros iniciada na sessão de ontem (23). Por volta das 16h30 (horário de Brasília) os principais vencimentos trabalham com mais de 14 pontos de queda. 

Segundo o analista de mercado da Futures International, Pedro Dejneka, o mercado realiza lucros, após as altas expressivas registradas no começo da semana. No momento, o mercado é climático e a cada leitura dos mapas meteorológicos há uma reação no mercado. 

“Agora, o mercado entende que as lavouras no Brasil e na Argentina não sofrem stress, mas o foco está nos mapas para os próximos 15 dias haja vista que se não houver chuvas nesses próximos dias o mercado deverá colocar um prêmio de clima com receio de perdas no rendimento da soja”, diz o analista. 

Por outro lado, as baixas não devem ser prolongadas uma vez que os fundamentos ainda são positivos. Além disso, a relação entre oferta e demanda mundial permanece ajustada, e o consumo não dá sinais de retração.

“A demanda continuará fortíssima, e a questão é saber para onde vai essa demanda. O mercado aqui precisa racionar a demanda e mandá-la para a América do Sul nos próximos meses. E por isso, mercado não pode ser vendido com muita certeza, pois se é vendido muito forte pode atrais mais demanda para o mercado”, explica Dejneka. 
Por: Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado