DA REDAÇÃO: Chuvas constantes e ferrugem asiática preocupam produtores de GO

Publicado em 25/01/2013 13:19 e atualizado em 25/01/2013 15:24
Soja Brasil: produtores do município de Montividiu (GO) começam a colheita da soja, mas as chuvas constantes já preocupam. Os grãos que foram colhidos até o momento apresentam tamanho menor. Já em Rio Verde (GO) os agricultores estão apreensivos com casos de ferrugem na soja.
As adversidades climáticas preocupam os produtores rurais em várias regiões produtoras do país. Na região de Montevidiu (GO) os agricultores estão apreensivos haja vista que enfrentaram um período de seca no plantio da soja, e agora as chuvas prejudicam a colheita do grão. 

O produtor rural, José Oscar, explica que as lavouras já estão dessecadas e o a colheita deve ganhar ritmo nos próximos 10 dias. “As variedades precoces estão com qualidade inferior, e os grãos estão miúdos. E nossa apreensão é em relação às chuvas haja vista que se continuarem assim os armazéns não darão conta de receber essa soja”, afirma. 

Além disso, na cidade de Rio Verde (GO) surgiram os primeiros focos de ferrugem asiática. Segundo o consultor técnico, Carlos Bernardes, é preciso tomar cuidado com a praga uma que vez que em uma semana pode danificar boa parte das lavouras. 

“Os produtores devem estar atentos. Tivemos duas etapas de soja, a que foi plantada mais cedo não apresenta muitos problemas, mas a que foi semeada mais tarde tem que redobrar os cuidados, pois os prejuízos podem ser maiores”, disse Bernardes.
Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado