DA REDAÇÃO: Aumento no número de abates de fêmeas deve impactar preços dos bezerros

Publicado em 29/01/2013 13:53 e atualizado em 30/01/2013 08:14
Boi Gordo: cresce o abate de fêmeas em número assustador. Esta situação deve impactar os preços dos bezerros e, consequentemente, em preços maiores para o boi terminado. Pecuaristas devem estar atentos a esse cenário, pois em situação de crise surgem novas oportunidades.
O número de abate de fêmeas cresceu em torno de 44% durante os meses de janeiro a setembro de 2012. O mesmo percentual registrado no ano de 2006. Segundo o analista de mercado da Cross Investimentos, Caio Junqueira, se os números estiverem certos a situação é mais agravante do que em 2006 haja vista que esse ano em função da crise da aftosa houve uma aceleração de abate das matrizes.  

Essa situação deve impactar segundo sinaliza o analista, nos preços dos bezerros e, consequentemente, em cotações maiores para o boi terminado. A pecuária brasileira passa por um momento difícil, o que faz com que muitos produtores diminuam os seus rebanhos, segundo explica Junqueira.

“Isso é ruim para a cadeia como um todo, mas quem dá conta de sobreviver, provavelmente, irá colher bons frutos. E na época que o boi faltar no mercado e os preços estiverem melhores quem estiver com rebanho mais organizado vai poder ofertar e sair bem na curva do ciclo”, disse o analista. 

A tendência é que os pecuaristas que deixarem a atividade passem a ser arrendatários para as culturas de soja ou cana de açúcar conforme a região. “No entanto, essa situação abre uma luz no fim do túnel, uma vez que com menos pessoas confinando, há um investimento menor de intensificação de pastagens e abre uma porteira para uma possível alta”, ressalta o analista. 

Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado