DA REDAÇÃO: Chicago - clima na América do Sul é o foco do mercado internacional

Publicado em 29/01/2013 13:54 e atualizado em 30/01/2013 08:16
Mato Grosso tem muitas lavouras prontas, já dessecadas, mas chuvas em excesso impedem a colheita. Lavouras com soja ardida já começam a ser registradas no Estado. Há relatos de desespero entre agricultores, que veem a melhor oportunidade ser perdida.
O clima incerto na América do Sul, principalmente, na Argentina permanece sendo o foco da Bolsa de Chicago. Segundo o diretor da CentroGrãos Famato, João Birkhan, os fundamentos são positivos no mercado de commodities agrícolas e a demanda chinesa pela soja norte-americana não dá sinais de desaquecimento.

O único fator que poderia exercer uma pressão baixista nos preços futuros, segundo o diretor, é entrada da colheita da América do Sul no mercado, especialmente no mês de março. Por outro lado, as lavouras brasileiras sofrem com as adversidades climáticas em algumas regiões produtoras.

No estado do MT, as plantações já estão prontas, dessecadas, porém o excesso de chuvas impede a colheita da soja e pode ocasionar perdas de produtividade. Algumas lavouras com soja ardida já começam a ser registradas no estado. Diferentemente, no RS o período prolongado de estiagem deixa os produtores apreensivos. 

“No MT a cada dia que passa aumenta os prejuízos haja vista que a cada dia mais lavouras estão ficando prontas, no mês de fevereiro começa o forte da colheita na região. E com essa adversidade climática a tendência é de alta para os preços em Chicago”, afirma Birkhan.

No caso do milho, o diretor destaca que, os produtores podem plantar o cereal até o dia 25 de fevereiro. “Entretanto, quanto mais atrasar o plantio do grão haverá uma concentração de culturas maior, e caso falte chuvas mais para frente os agricultores poderão ter problemas em todas as lavouras”, ressalta o diretor. 
Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado