DA REDAÇÃO: Quebra nas safras de algodão, feijão e mamona de Brumado (BA) após 50 dias de seca

Publicado em 01/02/2013 09:57 e atualizado em 01/02/2013 10:50
Safra 2012/13: Em Brumado (BA) lavouras de algodão e feijão ficaram do início de dezembro até a terceira semana de janeiro sem chuvas. Perdas atingem 60% da produção estimada e produtores que fizeram replantio registram novas perdas.
Em Brumado (BA) lavouras receberam em novembro chuvas isoladas e em baixo volume, que estimularam o plantio das safras de algodão e feijão. No entanto, de dezembro a até a terceira semana de janeiro o município passou por uma estiagem com temperaturas elevadas, em torno de 35° Celsius.

No final de janeiro, quando choveu em torno de 150 mm no município, alguns produtores fizeram o replantio de algumas culturas, que agora registram novamente prejuízos com o clima seco. Precipitações, segundo o produtor rural Anderson Monteiro, não foram suficientes para recuperar barragens e açudes. Previsões climáticas indicam 500 mm de chuvas para a região.

De acordo com Monteiro, perdas para o algodão, feijão e mamona chegam a 60% da produção estimada. Atualmente, previsões apontam retorno das chuvas em fevereiro, mas de forma isolada e em baixo volume para Brumado.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado