DA REDAÇÃO: Seca de 26 dias em janeiro derruba produtividade da soja em Dourados (MS)

Publicado em 05/02/2013 09:21 e atualizado em 05/02/2013 11:56
Safra 2012/13: Em Dourados (MS) lavouras de soja ficaram 26 dias sem chuvas em janeiro e precipitações do último final de semana vieram muito abaixo das necessidades das plantas. Algumas propriedades já registram perdas de 50% na produção estimada. Plantio do milho safrinha é realizado no pó no município.
Após período de seca em dezembro, as lavouras de soja em Dourados (MS) ficaram mais 26 dias sem chuvas em Janeiro, prejudicando o enchimento de grãos. No último domingo (3) precipitações em torno de 10 mm chegaram ao município, mas o volume é insuficiente para as necessidades das plantas.

Segundo o produtor rural, Roney Gomes Pires, as perdas consolidadas em algumas localidades chegam a 50% da produção estimada diante da seca. “Na minha propriedade, de 20 de setembro até anteontem (dia 3), choveu somente 435 mm”, afirma.

Produtores realizam também o plantio do milho safrinha no pó, pois sementes e insumos da segunda safra já foram negociados.

Previsões climáticas apontam 150 mm de chuvas para o município a partir do dia 10 de fevereiro para o sul do Estado, mas segundo Pires, chuvas previstas anteriormente não se confirmaram e produtor segue preocupado com o futuro da lavoura.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado