DA REDAÇÃO: Suinocultores apresentam reivindicações do setor para o Ministério da Agricultura

Publicado em 14/02/2013 10:29 e atualizado em 14/02/2013 11:43
Suinocultura: Representantes do setor levaram ao Ministério da Agricultura reivindicações na última semana. Entre elas, a inclusão da carne suína na política de preço mínimo, prorrogação de dívidas, garantia de abastecimento interno, atenção maior ao programa de sanidade e mais transparência entre integradoras e produtores integrados.
Na tarde desta quarta-feira (06), o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, acompanhado dos presidentes das entidades afiliadas a ABCS, esteve reunido com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro Filho, para apresentar as demandas definidas para o setor de suínos em 2013. A audiência contou ainda com a presença dos Deputados Jeronimo Goergen, Valdir Colatto, Carlos Henrique Heinze e do Senador Sérgio Souza, além do Secretário de Política Agrícola, Neri Geller; da Defesa e Agropecuária, Enio Marques e do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha.

Após a Assembleia Geral da ABCS, realizada nesta manhã na sede da entidade em Brasília, o setor definiu por determinadas prioridades que deverão ser tratadas pelo governo federal a curto, médio e longo prazo. Abaixo as reivindicações:

- Incluir a carne suína na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM);

- Renegociar Dívidas dos Suinocultores;

- Potencializar o Programa Nacional da Sanidade Suídea (PNSS).

- Operacionalizar o Sistema de Contrato de Opção de Compra de Milho;

- Apoiar a Aprovação dos Projetos de Lei de Integração;

- Regulamentar a Liberação de Recursos Públicos para Novos Investimentos em Suinocultura;

- Garantir Abastecimento Interno de Milho por meio da Recomposição dos Estoques Públicos;

- Aumentar a Oferta de Milho para Venda Balcão e o Limite de Compra por Suinocultor;

“No ano passado a cadeia de suínos vivenciou um momento de grande crise, com os altos preços dos grãos, o que refletiu diretamente no custo de produção dos animais. Para esse ano a expectativa da entidade é que a demanda de suínos vivo esteja alinhada com a oferta, o que proporcionará aos suinocultores de todo o país maior estabilidade, mas isso somente será possível com a manutenção dos preços de milho e farelo de soja em valores compatíveis com a realidade da produção de suínos do Brasil, ponto crucial para a sobrevivência de centenas de suinocultores em todo o país”, comentou o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.

Para o Secretário de Política Agrícola do MAPA, Neri Geller, que esteve presente na audiência “a suinocultura merece atenção”. “Vamos auxiliar o setor a concretizar todos os projetos e pedidos que foram entregues hoje a deputados e ao próprio Ministro. Sabe-se que o milho por enquanto é um dos mais graves entraves para o crescimento e sustentabilidade do setor, então o governo pretende criar políticas que facilitem a aquisição deste produto pelos suinocultores”, comentou.

Durante a audiência, o ministro Mendes Ribeiro afirmou estar ao lado do produtor de suínos em 2013. “Se no ano passado conseguimos viabilizar o milho para o produtor é porque vocês estiveram aqui, nos alertaram. Para esse ano já podemos antever essa situação e nos precaver, disponibilizando mais milho para os suinocultores”, afirmou. No encontro o conselheiro financeiro da ABCS, José Arnaldo, ressaltou que a exportação de milho que em 2012 chegou a 21 milhões de toneladas e apenas em janeiro deste ano apresentou volume acima de 3 milhões de toneladas. “Se continuarmos nesse ritmo não irá sobrar milho para o mercado interno. Suinocultores e avicultores mais uma vez vão amargar uma crise de grãos”, destacou o conselheiro que também é vice-presidente da Associação dos Suinocultores de Estado de Minas Gerais (ASEMG). Sobre o assunto, o ministro disse estar atento e que alertará os responsáveis por esse setor sobre as necessidades do produto às cadeias de suínos e aves.

“Muitos dos suinocultores ainda não saíram da crise, pois não têm como pagar as dívidas de mais de um ano de instabilidades, por isso, um dos principais projetos para o setor a ser trabalhado em 2013 é aumentar o limite de crédito e renegociar as dívidas. Vamos lutar pelos projetos e fazer valer a vontade dos suinocultores brasileiros”, comentou o Deputado Federal, Valdir Colatto –, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Suinocultura –, reforçando a necessidade da prorrogação das dívidas juntos aos bancos, medida solicitada também no documento entregue pela ABCS.

Ao final da audiência, o Ministro afirmou que marcará com brevidade encontros no Ministério da Fazenda para que as propostas sejam apresentadas e cobrará do setor de Política Agrícola medidas para que o suinocultor não enfrente nova crise por conta da escassez e alta dos grãos.

Por: Ana Paula Pereira + ABCS
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado