DA REDAÇÃO: Colheita avança em Carazinho (RS) com perda de 15% na soja

Publicado em 28/02/2013 11:05 e atualizado em 28/02/2013 12:53
Safra 2012/13: Produtores de Carazinho (RS) iniciam colheita da soja com perdas de 15% na produtividade das variedades precoces em função da estiagem. Chuvas seguem isoladas, mas melhoram em volume e expectativa é de uma boa produção para ciclos médios e tardios.
Após período de seca no desenvolvimento da soja, a colheita avança normalmente no município de Carazinho (RS).

Segundo Paulo Vargas, vice-presidente do sindicato rural do município, a soja que está sendo colhida agora vem com 15% de perda em relação à estimativa inicial, que era de 60 a 65 sacas, mas como apenas 3% da área foram colhidas, ainda é muito cedo para ter um número mais confiável da amostra, mas as condições são favoráveis para os ciclos médios e tardios. "Temos um nível de produtividade muito bom, com fertilidade, técnica e genética apropriadas", afirma.

Vargas aponta também que a seca já não é mais um problema. Apesar de a condição ainda não ser excelente, com chuvas isoladas, o volume de precipitações já é maior.

Outra preocupação fundamental agora também é o manejo. "O produtor tem que seguir as recomendações técnicas, porque normalmente são as culturas mais tardias que sofrem com problemas de pragas", alerta o vice-presidente.

Em relação aos preços, algumas sacas desta produção já foram vendidas através de vendas futuras no ano passado, e agora o preço balcão deve girar em torno de R$56 a R$57.

Por: Ana Paula Pereira e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado