DA REDAÇÃO: Decisão judicial suspende a demarcação de terras indígenas em Getúlio Vargas (RS)

Publicado em 19/03/2013 14:07 e atualizado em 19/03/2013 17:52
Questão indígena: Decisão do Tribunal Federal de Porto Alegre suspendeu o processo de demarcação de terras indígenas em Getúlio Vargas (RS). Funai ainda irá recorrer da decisão judicial. Produtores de outros municípios do estado sofrem com a demarcação de terras.
A demarcação de terras indígenas em várias regiões do país tem preocupado os produtores brasileiros. No entanto, o presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas (RS), Leandro Munaretto Granella, destaca que uma decisão do Tribunal Federal suspendeu o processo de demarcação de terras indígenas no município.

“A Funai ainda está contestando a decisão judicial, por isso, os produtores estão atentos a essa questão, pois sabem que a briga vai longe”, afirma o presidente.

Por outro lado, várias cidades dos estados ainda sofrem com essa ameaça. Granella destaca que os processos estão em estágios diferentes, em Sananduva (RS), por exemplo, a demarcação já está sendo iniciada. “A polícia chegou lá com várias viaturas para a colocação dos marcos e houve uma movimentação da comunidade que abriu valas nas estradas para impedir o acesso da polícia na área”, relata Granella.

Há risco de conflito na área até mesmo com derramamento de sangue, segundo acredita o presidente do Sindicato. E para tentar amenizar essa situação, um grupo de representantes regionais está se mobilizando para fazer força social e política com a finalidade de resolver essa questão.

Por: Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado