DA REDAÇÃO: Seca compromete safra de milho e agora chuvas tiram qualidade da soja em Santa Catarina

Publicado em 21/03/2013 10:00 e atualizado em 21/03/2013 12:45
Safra 2012/13: Seca derruba em 20% safra de milho em Santa Catarina. Estiagem atrasa ainda plantio da soja e limita cultivo do feijão. Atualmente, o excesso de chuvas impede a colheita dos grãos e a soja já tem perdas significativas na qualidade.

Há 15 dias sob fortes chuvas, a colheita da soja, em pleno pico, está parada em Santa Catarina. O Estado é um grande produtor de sementes de soja devido à altitude das lavouras, entre 600m e 1300m em relação ao nível do mar, mas com o volume de precipitações o grão já passa do ponto da colheita e começa a arder. “As perdas serão consideráveis. Há muita soja brotando no campo, há muita água vertendo nas partes mais baixas das lavouras e isso é prejuízo certo”, explica Enori Barbieri, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

A colheita do milho, que já chegou a 80%, também está parada, mas para a cultura o principal problema foi a seca que chegou há durar 40 dias em importantes regiões produtoras. De acordo com Barbieri, os resultados da colheita giram em torno de 6 mil kg/hectare, enquanto a expectativa inicial era de 12 mil kg/hectare nestas localidades. A safra de milho de Santa Catarina, que deveria ser de 3,5 milhões de toneladas, terá uma perda próxima as 500 mil toneladas, algo entre 15% e 20% da expectativa inicial. O Estado deve então aumentar sua importação do cereal, já que o mercado interno necessita de 6 mil de toneladas de milho.

A estiagem impediu ainda o cultivo da safra de feijão em algumas áreas, além de afetar o sul do Estado, responsável por 50% da produção de arroz catarinense. No entanto, segundo Barbieri, as perdas para o arroz foram equilibradas pela produção de outras regiões e a safra do Estado deve chegar a 1 milhão de toneladas.

Para os próximos dias as previsões climáticas indicam tempo mais firme, que deve favorecer o avanço da colheita. Todavia, as expectativas de geadas em maio, de acordo com previsões, podem aumentar prejuízos e já preocupam o produtor.

Comercialização – O produtor catarinense negociou parte de sua produção de soja e milho antecipadamente, com preços a R$60 e R$30 a saca, respectivamente. 

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado