Federarroz encontra falhas no estoque de passagem da Conab

Publicado em 22/03/2013 13:10 e atualizado em 22/03/2013 18:27
Arroz: Produtores reivindicam ao novo ministro da Agricultura revisão dos estoques oficiais, alegando erros nos números da Conab. Com 600 mil toneladas a mais que a realidade, preço do grão recua no mercado interno.
O presidente da Federarroz, Renato Rocha, confirmou em entrevista ao jornalista, João Batista Olivi, que a Conab computou em seu quadro de oferta e demanda um estoque superestimado. 

Segundo Rocha, houve um erro nos números da pesquisa realizada pela companhia em 2011/2012, onde por engano foi adicionado ao estoque de passagem dessa safra um volume de 600 mil toneladas que já havia sido colhido da safra 12/13.

O presidente afirma que, no ano passado, o questionário da Conab apenas solicitava a posição de estoque em 28 de fevereiro para as empresas, sem especificar a diferença entre safra nova e safra velha. 

Apesar da Conab reconhecer sua falha, Rocha entrou com um pedido de audiência no Ministério da Agricultura para sugerir o ajuste, e obter a redução do volume no estoque de passagem. Que pode reduzir de 1,6 milhão de toneladas, para 1 milhão apenas.
Por: João Batista Olivi/ Ana Paula Valvassori
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado