DA REDAÇÃO: Soja - Mercados consumidores têm dificuldades em comprar o grão no Brasil e nos EUA

Publicado em 22/03/2013 13:29 e atualizado em 22/03/2013 17:56
Grãos: Mercados consumidores têm dificuldades em comprar a soja no Brasil em função dos problemas logísticos e nos EUA devido aos baixos estoques do grão. Rumores de que China teria cancelado a compra de 2 milhões de soja brasileira não foram confirmados.
Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam a sessão desta sexta-feira (22) do lado negativo da tabela. O analista de mercado da New Edge, Daniel D’Ávilla, sinaliza que o quadro permanece o mesmo no mercado internacional de grãos.

A demanda pela soja permanece aquecida e há compras acontecendo compras em todos os lugares, conforme destaca o analista. A China precisa continuar comprando a soja uma vez que as margens de esmagamento estão positivas no país. No entanto, o problema é originar soja nos Estados Unidos em função dos baixos estoques do grão e pela dificuldade com o frete no país porque há 212 navios esperando para embarcar oleaginosa no Brasil.

“Também temos a Argentina que deve começar a ter soja no final do próximo mês, mas o produtor argentino não quer vender o grão, pois estão com problemas de inflação. E no Brasil com os problemas logísticos a situação é complicada. Toda essa situação dificulta as compras da soja”, afirma D’Ávilla.

Já em relação aos rumores de que a China teria cancelado compras de 2 milhões de toneladas de soja do Brasil, o analista relata que nenhuma informações confirmada. “Alguns dizem que essa informação é falsa e que foi inventada para derrubar os preços do grão no mercado de commodities agrícolas”, acredita o analista.

Por outro lado, é preciso acompanhar o plantio norte-americano que deve ter início a partir de abril. O clima está seco em alguns estados, mas por enquanto, não oferece tanto risco para a produção norte-americana, conforme relata D’Ávilla.

“Além disso, temos que observar a demanda para a produção de etanol nos EUA que está forte, o galão do etanol está gerando cerca de 0,30 centavos de lucros para o esmagador”, finaliza o analista.

Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado