DA REDAÇÃO: Relatório do USDA aponta forte recuo na área total de algodão nos EUA

Publicado em 28/03/2013 14:22 e atualizado em 28/03/2013 18:28
Algodão: Relatório de intenção de plantio do USDA aponta forte recuo para a área total dos EUA na safra 2013. Nesta quinta-feira (28), os preços futuros operam em alta. O aumento é reflexo dos números positivos das exportações semanais norte-americanas de algodão.
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou nesta quinta-feira (28) o relatório de intenção de plantio que apontou que a área total com algodão nos EUA em 2013 deverá somar 4,57 milhões de hectares. O número representa uma retração de 18,6% em relação ao ano passado, quando foram cultivados 4,98 milhões de hectares.

Segundo o analista de mercado da Safras & Mercado, Élcio Bento, os números vieram em linha com o esperado pelo mercado internacional. Ainda, hoje, foram divulgados os números de exportações semanais dos Estados Unidos. Para a safra 2012/13 o número reportado foi de 143.000 fardos, enquanto, que a para a safra nova foi de 339.700 fardos. Fatores que teriam contribuído para sustentar as cotações futuras na bolsa.

Por outro lado, o analista destaca que o mercado brasileiro está deslocado do mercado internacional. “No segundo semestre do ano passado, tínhamos o mercado olhando para a paridade de exportação, estávamos precisando exportar e o mercado interno se regulou pelo o que pagava no mercado internacional”, explica Bento.

No entanto, o foco do mercado é diferente e é mais interessante importar o produto do que consumir no mercado brasileiro, conforme sinaliza o analista. “Essa mudança se deu, temos um mercado enxuto, exportamos muito e agora temos uma próxima safra que deverá ser menor. As cotações internacionais subiram e mantém essa margem para a elevação no Brasil. Tivemos um mercado testando a linha de resistência de 90 cents de dólar pro libra peso, mas temos uma elevação no acumulado no mês e mesmo que tenhamos uma recuperação no mercado existe uma margem de 5%’, disse o analista.

Por: Rafael Salomão/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado