DA REDAÇÃO: Leite tem nova alta no pagamento de março, enquanto custos de produção registram queda

Publicado em 01/04/2013 10:18 e atualizado em 01/04/2013 13:19
Leite: Pagamento de março registra nova alta ao produtor chegando R$0,85/litro puxado pela menor captação e pela boa demanda. Custos recuaram 1,8% em relação a fevereiro. Expectativa é de que firmeza continue no mercado e custos recuem ainda mais.
O pagamento do mercado leite do mês de março, que remunera a produção de fevereiro, registrou mais uma alta ao pecuarista, com o litro do leite fechando a média em R$0,85/litro, segundo levantamento da Scot Consultoria. O movimento é puxado pela concorrência entre os laticínios e pela captação em queda desde dezembro. Em relação ao mesmo período do ano passado, os preços ao produtor estão até 6% mais altos. 

Os custos de produção também apresentaram recuo neste pagamento, caindo 1,8% em relação ao pagamento de fevereiro. De acordo com Rafael Ribeiro, zootecnista da Scot, o alívio nos custos foi puxado pela colheita dos grãos, que pressionou os preços dos alimentos concentrados (energéticos e proteicos). “Em relação a março de 2012 temos valores entre 5% e 7% mais baixos para o milho. Agora a soja ainda está 11% mais cara”, explica Ribeiro, que afirma também já existir redução nos preços da soja, apesar de ainda permanecerem em patamares elevados. 

Para o pagamento de abril a expectativa é de aumento nos preços ao produtor e de novos recuos nos custos de produção.
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado