DA REDAÇÃO: Questão indígena - Comissão de Integração Nacional sobrevoa área da Raposa Serra do Sol (RR)

Publicado em 16/04/2013 14:04 e atualizado em 16/04/2013 16:43
Questão indígena: Visita a área da Raposa Serra do Sol tem como objetivo pressionar o STF na conclusão do processo e obter um modelo nos futuros processos de demarcação de terras indígenas. Comitiva também irá ao MS para conhecer a realidade dos produtores rurais da região. CPI que investigará a Funai já tem assinaturas suficientes.
Os deputados da Comissão de Integração Nacional, do Desenvolvimento Regional e da Amazônia sobrevoaram nesta segunda-feira (15) uma parte da reserva indígena Raposa Serra do Sol (RR) que era ocupada por produtores rurais. Em 2009, cerca de 500 famílias foram retiradas da região.

Segundo o Deputado Federal, Jerônimo Goergen (PP-RS), a visita tem como objetivo de pressionar as autoridades que tem a competência de fazer uma nova formulação desses modelos de demarcação de terras indígenas. A expectativa é que o STF (Supremo Tribunal Federal) deve publicar a conclusão do processo da área.

“Nossa vinda aqui acontece logo depois do episódio no MS, no qual, um produtor rural perdeu a vida, após um desentendimento com um índio. A característica desse trabalho é dar uma mobilização nacional para o tema”, afirma o parlamentar.

O deputado destaca que nos próximos dias a comitiva irá parra o estado do MS para conhecer a realidade dos produtores rurais. Além disso, durante essa semana os deputados deverão se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, para solicitar uma ação efetiva em relação ao processo da Raposa Serra do Sol.

“O que nos contrariou foi a ausência da Funai que não compareceu na audiência pública e deu as costas para a comissão e ao Brasil. E estamos nos dirigindo ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), a CPI da Funai já tem assinaturas suficientes”, acredita o deputado.

Ainda de acordo com o presidente da comissão, a mobilização dá forças para que os parlamentares busquem resultados. “Os produtores foram desrespeitados, na região não ganhou o agricultor e nem o indígena. Não sabemos de quem é o interesse de uma área altamente produtiva com minérios, com condições de gerar riqueza, inclusão social esteja ocasionando hoje a exclusão social. Não vamos permitir que isso se espalhe pelo Brasil inteiro”, finaliza o deputado.

Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado