Imagens confirmam tortura a produtor rural em Douradina/MS

Publicado em 19/04/2013 16:36 e atualizado em 19/04/2013 17:49
Confira imagens do produtor rural Arnaldo Alves Ferreira, de 68 anos, morto por indígenas em Douradina (MS), na última sexta-feira (12), sendo encontrado por policias no chão, com as mãos amarradas e duramente ferido.
A Polícia Civil fez uma declaração confirmando que o produtor rural e policial aposentado Arnaldo Alves Ferreira, de 68 anos, foi cruelmente torturado antes de morrer, apos ter sua casa cercada por indígenas guranis-kaiuas na cidade de Douradina, no Mato Grosso do Sul. 

Imagens mostram Arnaldo Ferreira sendo encontrado no chão por policiais, com as mãos amarradas para trás e severamente ferido (duas horas depois de ser iniciada a sessao de torutura). As cenas mostram o produtor rural sendo desamarrado pelos políciais, colocado sobre uma maca e levado ainda com vida para o hospital. Porém, Arnaldo Ferreira não resistiu aos ferimentos. O laudo necroscópico, segundo o delegado Marcelo Batistela, indica que ele foi espancado, recebendo golpes de foice, facao e atingido por flechas. 

Nesta sexta-feira (19), o programa Mercado & Cia, realizou um intenso debate sobre a questão das demarcações de novas terras indígenas no país, lamentando ações como as que vitimaram o produtor rural. Abaixo, confira o depoimento do jornalista João Batista Olivi, apresentador do programa e diretor do site Notícias Agrícolas:

"Fizemos uma edição histórica no Mercado&Cia (Canal Rural) em nome da defesa e da Justiça desse país. No dia do índio mostramos o outro lado da questão, mostramos o que aconteceu com o produtor rural em Douradina, que foi torturado. As imagens mostram a polícia desamarrando as mãos dele, ele que foi amarrado em uma árvore, flechado, foi morto com facões. Mas não estamos condenando aqueles índios que estavam lá, disso a Justiça vai cuidar. O que nós condenamos e'i quem estimulou, quem está estimulando, esse acirramento das atitudes e das ações das pessoas, tanto de um lado quanto de outro. Foi muito bom termos ouvido o Padre Ton (deputado federal do PT/RO e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas) quando ele diz  que devemos respeitar a lei.... E é só isso que nós queremos..., vamos respeitar a Constituição. Vamos fazer a CPI da Funai sim, porque é uma fundação que está recebendo dinheiro de fora e nós queremos saber quem está por trás e o que as Ongs estao querendo exatamente ao financiar a Funai. Vamos ao DNPM - Departamento Nacional de Pesquisas Minerais -  saber o que existe no subsolo onde a Funai quer ampliar as reservas indigenas, áreas onde estão sendo produzidos alimentos para a população brasileira..., queremos saber o que há por trás disso". 

Nos links abaixo, você confere a entrevista do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, e do deputado federal Padre Ton (PT/RO), presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Povos Indígenas. 

>> Luis Carlos Heinze

>> Padre Ton
Por: Carla Mendes e João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado