DA REDAÇÃO: Reintegração de posse dos fazendeiros de Sidrolândia (MS) é suspensa

Publicado em 21/05/2013 13:25 e atualizado em 21/05/2013 16:06
Nesta terça-feira (21), a Justiça suspendeu a reintegração de posse na Fazenda Querência São José, invadida por índios Terena em Sidrolândia (MS). Decisão abre precedentes para legitimação das invasões, diz advogado.

Em Sidrolândia (MS) 4 fazendas foram invadidas na última semana por índios Terena. No domingo (19) os proprietários da fazenda Cambará conseguiram retomar as suas terras. Porém, as fazendas Buriti e Querência São José tiveram nesta segunda-feira (20) suas ordens de reintegração de posse suspensas pelo Desembargador Federal Paulo Fontes, com a alegação de que não havia necessidade de se fazer a retirada dos índios, uma vez que eles invadiram as fazendas sem violência e entre eles há mulheres, crianças e idosos.

Segundo Newley Amarila, advogado dos produtores rurais de Sidrolândia,essa decisão preocupa não só os produtores do Mato Grosso do Sul,  mas também os produtores de todo o Brasil, já que a questão fundiária indígena está esparramada em todos os estados do país. “Essa decisão suspende o estado democrático de direito e cria dois tipos de pessoas, as que devem cumprir a lei e as que estão acima dela”.

 Em 2012, após um processo que durou dez anos, em uma sessão composta por 9 desembargadores federais, foi decidido por 6 votos a 3 que essas terras invadidas não são indígenas. Essa decisão não tem efeito suspensivo e mesmo assim não está sendo cumprida. No momento, a maior preocupação dos produtores rurais é que essa decisão possa vir a criar um foco de violência na região, já que eles não estão amparados pela justiça.

A decisão do Desembargador Paulo Fontes diz aos proprietários de terras que se sentirem prejudicados, que busquem ressarcimento em juízo. No entanto não há nenhuma especificação de como e quando esse ressarcimento será feito. Amarila afirma que os produtores rurais vão recorrer da decisão.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado