DA REDAÇÃO: CBOT - Avanço no plantio da safra nova norte-americana pressiona preços futuros

Publicado em 21/05/2013 13:28 e atualizado em 21/05/2013 16:46
Grãos: O avanço no plantio da safra nova norte-americana pressiona os contratos de mais longo prazo das commodities na Bolsa de Chicago. A expectativa é que 100% do milho seja plantado nos EUA. E o bom desenvolvimento das lavouras dos EUA pode pressionar negativamente preços futuros. Produtores devem fazer vendas escalonadas.

O mercado de commodities agrícolas opera do lado negativo da tabela nesta terça-feira (21). Os futuros de mais longo prazo da soja e do milho são pressionados pelo avanço do plantio da nova safra norte-americana, reportado ontem no relatório de acompanhamento de safra do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Segundo o analista de mercado da New Edge, Daniel D’Ávilla, explica que além da evolução no plantio recorde, a área também foi recorde. Em uma semana, os produtores norte-americanos semearam 42 milhões de acres. Além disso, os agricultores também conseguiram plantar mais 18% da safra de soja. A expectativa é que 100% do cereal seja cultivado nos EUA.

“O clima ainda não está resolvido, então começamos a ficar com certo risco de quedas nos preços. O desenvolvimento das lavouras está melhorando, o que pode pressionar os preços referentes à safra nova. A orientação é que os produtores brasileiros façam vendas escalonadas”, destaca D’Ávilla.

Paralelo a esse cenário, os contratos de mais curto prazo em Chicago encontram firmeza na ausência de produto no mercado físico norte-americano. Apesar do quadro, o analista sinaliza que a única origem com produto disponível e embarque rápido é os EUA, uma vez que os produtores argentinos seguram as vendas e os embarques do grão pelos portos brasileiros ainda segue em ritmo lento. Por outro lado, o mercado norte-americano continua pressionado pelos países compradores, especialmente, a China que está tentando originar soja.

“Por isso, é normal ter os preços da primeira tela ficar forte, e tem que corrigir o mercado físico e subir. É isso que acontece no momento. Vamos ver o contrato de julho se fortalecer ainda mais, em relação aos outros vencimentos, os contratos de julho para a soja e o farelo de soja. Os prêmios no mercado físico dos EUA também permanecem mais altos, cerca de US$ 1,20”, explica o analista.

O analista ainda afirma que a grande incerteza do mercado será entre os meses julho e agosto, pois não haverá mais soja disponível nos EUA. “Estamos preocupados, e devido a essa situação, a demanda é forte e os preços do farelo de soja são fortes, assim como, a cotação do grão no mercado interno norte-americano”, acredita D’Ávilla.

Já em relação ao tornado que atingiu a região de Oklahoma no meio-oeste dos EUA nesta terça-feira, o analista sinaliza que o mercado ainda não precifica a situação.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado