DA REDAÇÃO: Ministra da Casa Civil promete suspender demarcação de terras indígenas no Brasil

Publicado em 22/05/2013 14:09 e atualizado em 22/05/2013 15:59
Brasília: Segundo parlamentar, Ministra da Casa Civil assumiu o compromisso de suspender as demarcações de terras indígenas em todo o país. Mudanças na cúpula na Funai, ainda não foi levada adiante também. Ministro da Fazenda anunciou corte no Orçamento da União, parte desse corte será feito no Ministério da Agricultura, mas ainda não foi definida a área.

O presidente em exercício da frente parlamentar, Luiz Carlos Heinze, afirmou que, há duas semanas, conversou com a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann,quando ela assumiu o compromisso de suspender a demarcação de terras indígenas em todo o Brasil. Existe também promessas de mudanças na cúpula da Funai. No entanto ambos os compromissos ainda não tem data prevista para que realmente sejam colocados em prática.

O encontro que o Vice-presidente da República, Michel Temer, teria com parlamentares para discutir a questão da demarcação de terras indígenas deve ficar para a próxima semana, já que até agora não há nada confirmado na agenda de Temer. Esse adiamento pode vir a ser favorável aos produtores que podem conseguir alguma resposta, ao contrário de mais uma reunião sem soluções. Os produtores rurais devem agora esperar o desdobramento dessa questão no governo.

Na tarde desta quarta-feira (22) o Deputado Heinze foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) em uma reunião com o Ministro Marco Aurélio Melo e também pediu aos demais ministros para que acelerem o julgamento das condicionantes referentes à reserva Raposa Serra do Sol em Roraima. Porém, isso ainda depende da escolha de um novo ministro do STF para ser relator desse processo.

Ainda nesta quarta-feira o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante uma entrevista coletiva, anunciou o corte de R$ 28 bilhões do orçamento da União, sendo que R$ 1,4 bilhão será cortado do Ministério da Agricultura, mas ainda não se sabe em que áreas do ministério esse corte será feito.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado