DA REDAÇÃO: Expectativa de bons preços para o boi gordo frente ao vácuo de ofertas

Publicado em 23/05/2013 11:56 e atualizado em 23/05/2013 18:49
Boi gordo: Período de entressafra está cada vez mais claro no mercado e, com isso, oferta de animais vai diminuindo e preços ficando cada vez mais firmes. Feriado da próxima semana ajuda no escoamento da carne. Negócios em São Paulo acontecem em R$ 97/@.

Neste momento já é claro o posicionamento de final de safra e entrada de entressafra, apesar desse comportamento depender da demanda, o estoque de boi gordo no pasto já é menor. Há ainda fundo de boiada, que talvez fique para o próximo ano ou para ser vendido depois como reposição. Existem também animais para serem suplementados, mas nenhum animal pronto no momento, o que começa a gerar um vácuo na oferta de boi gordo.

O sinal mais claro de que o estoque de gado está bem mais curto é a falta de chuvas há um mês na região Centro-oeste do país, o que implica na menor qualidade das pastagens. A reação do mercado quanto à questão climática é direta com a diminuição da oferta.

De acordo com a analista da FCStone, Lygia Pimentel, o grande problema agora é a carne que está sobrando no mercado, que pode fazer a margem dos frigoríficos piorarem. “Temos frango e suíno que caíram e ainda continuam caindo, então isso pode diminuir a competitividade da carne bovina, diminuindo a margem dos frigoríficos e, consequentemente, diminuindo o potencial de alta do boi”, afirmou Lygia.

No entanto, enxugando a oferta, entra menos boi, mas também entra menos carne no mercado varejista, o que pode enxugar o mercado e manter os níveis de preço. O patamar atual de preço em São Paulo é R$ 97,00/@ e existem negócios sendo fechados acima do valor de referência.

A falta de boi se deve a um confinamento de primeira etapa muito baixo e de uma finalização um pouco antecipada da própria safra. “Temos demanda maior dos frigoríficos pelos animais, enxugando a oferta e pulverizando as compras no começo do ano ao invés de concentrar apenas em maio”. A demora na queda dos preços do milho atrapalhou os pecuaristas que retardaram a colocação do animal no cocho, o que faz com que haja um vácuo de oferta neste momento e aumente a expectativa de bons preços para o boi gordo.

Por: Aleksander Horta e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado