DA REDAÇÃO: MS - Deputados estaduais se comprometem a buscar solução para demarcações de terras indígenas

Publicado em 23/05/2013 13:17 e atualizado em 23/05/2013 16:49
Em Campo Grande (MS), sessão plenária com produtores rurais e deputados estaduais debateu os problemas de demarcações de terras indígenas em Sidrolândia. Durante a reunião, parlamentares se comprometeram a buscar uma solução para o impasse. Produtores estão tensos e fragilizados. Índios deram prazo de 24h para produtores saírem das terras.

Nesta quinta-feira (23), reunião realizada na Assembleia Legislativa em Campo Grande (MS), produtores rurais e deputados estaduais debateram os problemas de demarcações de terras indígenas em Sidrolândia.  Durante a reunião, os parlamentares se comprometeram a buscar uma solução para o impasse, segundo informações do repórter do Canal Rural, Sebastião Garcia.

“Os agricultores relataram a situação e houve certa comoção por parte dos deputados. Realmente, os produtores da região estão tensos e fragilizados e diante desse cenário esperamos que a esfera política encontre uma solução”, disse o repórter.

Na área rural de Sidrolândia (MS) o clima permanece tenso. As fazendas ocupadas estão localizadas em uma região conhecida como Vale do Buriti. Os índios Terena reivindicam a ampliação da reserva para 17 mil hectares, que atinge 23 fazendas, das quais 10 estão ocupadas por indígenas.

Segundo o vereador do município, Cledinaldo Cotácio (PP), aproximadamente 2 mil indígenas estão na região e começaram a preparar o solo para o plantio. Além disso, os índios deram um prazo de 24 horas para que os produtores saiam das propriedades.

“Eles estão firmes no que querem, não vai sair das fazendas. Há o risco de conflito entre os indígenas e os produtores. Por isso, peço que lideranças de Brasília venham à região, para resolver a situação o mais rápido possível”, afirma o vereador.

De acordo com o levantamento da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do MS) há 62 propriedades invadidas no estado. E o cancelamento da medida de reintegração de posse de uma das fazendas, determinado pelo Tribunal Regional Federal, só agrava a situação, conforme destaca o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Osório Straliotto.

Diante dessa insegurança, a Justiça Federal marcou para a próxima quarta-feira (29) uma audiência de conciliação entre produtores e indígenas. O objetivo é encontrar uma solução para o impasse e acabar com a insegurança jurídica dos produtores rurais.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado