DA REDAÇÃO: Japão começará a importar carne suína de Santa Catarina

Publicado em 24/05/2013 17:56 e atualizado em 24/05/2013 19:23
Suínos: Japão deve iniciar compra do produto catarinense em no máximo 90 dias. Expectativa é de incremento de pelo menos 120 mil toneladas ao atual volume exportado pelo estado.

Indústrias de Santa Catarina começarão a exportar carne suína para o Japão.  Esse mercado já é esperado pelos produtores do estado há muitos anos e, no momento, eles estão preparados para iniciar essa nova etapa.

O Japão é um dos maiores importadores de carne suína do mundo, com cerca de 1,3 milhões de toneladas. As indústrias de Santa Catarina esperam atender a 10% desse volume. Essa importação também vai ser favorável aos demais produtores de outros estados do Brasil, uma vez que com mais carne deixando o país, o preço no mercado interno aumenta.

Em Santa Catarina são produzidos por ano cerca de 800 mil toneladas de carne suína, sendo que 200 mil são exportadas, outras 200 são consumidas e 400 mil são para o mercado interno. As 130 mil toneladas que serão exportadas para o Japão vão aumentar em 60% a exportação de carne do estado.

Segundo Losivânio de Lorenzi, Presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suíno (ACCS), o diferencial da carne exportada para o Japão são os cortes nobres que vão agregar valor ao produtor, aumentando a remuneração das indústrias e, consequentemente, dos produtores também.

Essa exportação catarinense para o Japão deve representar um lucro de 200 milhões de dólares para o estado. Os empresários japoneses já foram a Santa Catarina e solicitaram o que deve ser importado. Dentro de 60 a 90 dias os primeiros embarques de carne suína para o Japão devem começar.

Por: Aleksander Horta e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado