DA REDAÇÃO: Cafeicultores irão pleitear Pepro para subsidiar momento de crise

Publicado em 28/05/2013 14:18 e atualizado em 28/05/2013 16:36
Café: Com preços muito baixos no momento, café pode começar uma pequena recuperação nesse início de safra. Medidas junto ao governo estão sendo estudadas para tentar ajudar o produtor rural a enfrentar esse momento de crise. A próxima safra deve ser boa e o consumo do grão continua aumentando do mundo inteiro.

Os produtores de café já estão acostumados com o sobe e desce do mercado, porém, no momento, os preços estão extremamente baixos, mas de agora em diante pode haver uma pequena recuperação, já que ainda é início de safra.

Segundo o Presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, os fundamentos não estão tão ruins como o mercado está projetando: “Existem alguns estoques, o consumo continua aumentando no mundo inteiro e a próxima safra será boa, apesar de não excepcional”.

Por meio do Conselho Nacional do Café e de lideranças da Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais) estão sendo estudadas medidas para ajudar o cafeicultor a sobreviver durante esse período de crise. “Nós precisamos de algum apoio governamental como um Pepro para subsidiar temporariamente o produtor, dando suporte para que ele continue na atividade”, diz Paulino.

O dinheiro para o Pepro existe, é necessário agora força política para implementá-lo. O governo já está tomando medidas para subsidiar o algodão, a laranja recentemente teve Pepro e o milho do Centro-oeste está recebendo subsídio no transporte. Portanto, os cafeicultores também vão pleitear um Pepro a fim de que o preço chegue ao valor mínimo de R$ 307/saca, já que, no momento, os preços estão abaixo desse valor.

A recomendação ao produtor é que aguarde os próximos 2 meses, se houver condição financeira, porque essas medidas poderão vir para sustentar o mercado.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado