DA REDAÇÃO: Soja encerra em terreno misto com oscilações pouco expressivas

Publicado em 29/05/2013 17:43 e atualizado em 29/05/2013 19:36
Grãos: Mercado tem dia de correção técnica e encerrou a sessão desta quarta-feira (29), em campo misto. Demanda pela soja permanece aquecida, e mercado físico norte-americano ainda apresenta uma forte valorização, diante da escassez de produto no país. Caso, safra cheia nos EUA se confirme preços futuros tendem a ficar mais baixos no segundo semestre.

A soja encerrou esta quarta-feira (29) em terreno misto, com oscilações pouco expressivas na Bolsa de Chicago.

Hoje, no curto prazo, já ocorreram algumas realizações em função das altas de ontem (28). O mercado começa a dar uma sustentação no curto prazo frente à falta de soja nos EUA. Segundo o Sócio-diretor da Agrosecurity Consultoria, Fernando Pimentel, existe um estresse interessante acontecendo porque continua a exportação de soja para a China, enquanto os prêmios locais no cash market estão altos e isso reflete na bolsa, que vai buscar aproximação com o mercado físico. Isso é importante para compensar os fretes sobre as margens das empresas.

Agora há a oportunidade de colocar à venda o final da safra 2012/13 em condições mais razoáveis de preço. A dúvida ainda é em relação à safra 2013/14, na qual o vencimento março ainda apresenta uma grande fraqueza, porém, os preços já estão chegando próximo a US$ 13 por bushel e, se chegarem a US$ 14 por bushel, deverá haver algum movimento de venda, uma vez que ainda não há nada vendido para a safra 2013/14.

De acordo com Pimentel os preços da soja vão passar por um ajuste: “Se a safra dos EUA ocorrer normalmente, a tendência é de um ajuste já para a próxima safra, caso contrário, o ajuste pode ficar para 2015, mas é importante que o produtor não trabalhe com perspectivas muito altas de rentabilidade para 2014, a previsão é de uma rentabilidade de cerca de 300 reais por hectare, o que daria aproximadamente 20% de rentabilidade operacional, o que ainda é um bom negócio para o produtor”.

Nos EUA o plantio de soja já está 44% concluído, 20% a mais do que na última semana. No entanto, se comparado a 2012, quando nesse mesmo período 87% já estava concluído, o plantio agora está bem atrasado.

O efeito do atraso do plantio combinado ao estoque baixo provoca um ambiente bastante suscetível a picos e volatilidade. O produtor deve ficar atendo as comercializações para a safra 2013/14. Para aqueles que ainda têm produto da safra 2012/13 o ideal é realizar as vendas nos próximos 20 dias, antes da entrada da safrinha.

Por: Carla Mendes e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado