DA REDAÇÃO: Índios Terena invadem mais uma fazenda no Mato Grosso do Sul

Publicado em 31/05/2013 13:14 e atualizado em 31/05/2013 16:46
Em Aquidauana (MS), 500 indígenas terenas invadiram Fazenda Esperança, após anos de convivência pacífica. A princípio o objetivo era fazer um bloqueio na rodovia, mas com a morte do índio ontem (30) em Sidrolândia, os índios resolveram ocupar a propriedade. Os índios reivindicam 33 mil hectares na região.

Nesta sexta-feira (31), em Aquidauana (MS), índios Terena invadiram a fazenda Esperança, da proprietária Miriam Alves Correa. A princípio o objetivo dos índios era bloquear uma rodovia da região, mas como a morte de um dos Terenas ontem (30), na fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS), os índios resolveram acampar na propriedade de Miriam.

A aldeia dos Terena na região tem 6 mil hectares e eles querem uma ampliação de 33 mil hectares. A área já foi definida por antropólogos como indígena, mas no local existem 93 fazendas. A fazenda Esperança foi escolhida para a invasão por preservar mais resquícios dos ancestrais Terena, com um cemitério indígena e vestígios da primeira aldeia.

A convivência entre os proprietários da fazenda e os índios sempre foi pacífica, mas os índios alegam que precisam das terras para plantar. No entanto, Bedson Bezerra, Presidente do Sindicato Rural de Anastácia, cidade próxima a Aquidauana, afirma que as terras são em uma região de pantanal e os produtores criam apenas bezerro para engorda, além dos índios não terem estrutura para iniciar uma plantação.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado