DA REDAÇÃO: Diante da ausência de produto nos EUA, soja registra alta de dois dígitos na CBOT

Publicado em 03/06/2013 14:39 e atualizado em 03/06/2013 16:48
Grãos: Última semana de maio foi a mais chuvosa dos últimos 141 anos no meio-oeste dos EUA. Mercado precifica situações pontuais de clima, mas fundamentos permanecem inalterados, com chances de grande safra norte-americana tanto para a oleaginosa como para o milho.

Os futuros da soja, negociados na Bolsa de Chicago, fecharam a sessão desta segunda-feira (3) do lado positivo da tabela. As principais posições da commodity encerraram o pregão regular com altas de mais de 19 pontos. O analista de mercado da Safras & Mercado, Paulo Molinari, explica que os estoques norte-americanos são baixos e há a tensão sobre o clima na nova safra dos EUA.

“A soja teve uma alta muito forte na madrugada de hoje (3), já que eram esperadas geadas em importantes estados produtores do país e que poderiam atingir as lavouras já semeadas. No entanto, as geadas foram fracas e, por isso, os preços acomodaram na CBOT”, sinaliza Molinari.

A tendência é que o mercado de commodities agrícolas registre bastante volatilidade, especialmente, no mês de julho, uma vez que a maioria das lavouras de soja e milho estarão na fase de floração e pendoamento. Além disso, a última semana de maio foi a mais chuvosa dos últimos 141 anos no meio-oeste dos EUA.

“Com isso, o mercado vai precificando as situações pontuais de clima, movimentando os preços de acordo com o clima, mas sem mudar de forma agressiva o quadro de oferta e demanda com grandes chances de uma grande safra norte-americana tanto para a soja como para o milho”, destaca o analista.

Paralelo a esse cenário, o plantio da safra nova dos EUA permanece atrasado. A expectativa é que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reporte a semeadura da soja entre 60% e 65%. E ainda faltaria 40% da área a ser cultivada, no entanto, o grão pode ser plantado até o dia 15 de junho.

Ainda segundo o analista, os produtores rurais brasileiros podem começar aproveitar a combinação de câmbio desvalorizado e preços futuros acima de US$ 13/bushel para o contrato março/14 e fixar os preços.

Milho – Os futuros do milho encerraram a sessão do lado negativo da tabela. De acordo com Molinari, com o clima seco nos últimos dias em algumas regiões, a expectativa é que o departamento norte-americano indique a semeadura do cereal entre 90% e 95% da área estimada para o país.

“Mas teremos que aguardar até o dia 30 de junho, quando o USDA definirá a área efetivamente plantada. Alguns analistas indicam que a área poderá ficar acima do esperado, variáveis que até o final de junho vão trazer volatilidade aos preços e indefinição em cima da safra dos EUA”, acredita Molinari.

Trigo – As chuvas registradas recentemente têm sido benéficas para as lavouras de trigo de primavera. Na visão do analista, a expectativa é de uma safra boa norte-americana tanto de trigo quanto de milho, e por enquanto as condições das lavouras tendem a vir em torno de 60% boas a excelentes. “O trigo mantém os preços, e observa o clima em particular na Rússia e Ucrânia”, finaliza o analista.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado