DA REDAÇÃO: Helicoverpa – Produtores devem estar atentos e realizar o monitoramento das lavouras

Publicado em 04/06/2013 14:11 e atualizado em 04/06/2013 15:44
Helicoverpa: Produtor precisa estar atento à praga, mas manter a calma, pois Helicoverpa não é maior do que problemas como percevejos e outras pragas. A maior preocupação é com o desconhecimento de como fazer o manejo. É necessário fazer contagem de insetos para saber a quantidade e, após isso, aplicar o inseticida.

O ataque da Helicoverpa Armigera nas lavouras do país tem preocupado e gerado prejuízos aos produtores rurais. Segundo o pesquisador da Embrapa Soja de Londrina (PR), Adeney de Freitas Bueno, os agricultores devem estar atentos à praga e manter a calma.

“A lagarta não é maior do outras pragas como o percevejo e outras doenças. Os percevejos sugam as sementes da soja, e é uma praga de difícil controle até pela pouca quantidade de inseticidas registrados. Para a helicoverpa não há inseticidas registrados no momento, mas em breve teremos novidade em relação ao manejo que serão divulgadas aos produtores”, explica Bueno.

Por outro lado, a helicoverpa ainda causa mais preocupações aos produtores, uma vez que é uma praga recente no país.  Diante desse cenário, a orientação é que os agricultores façam o monitoramento das lavoras, pois somente dessa forma saberá o momento correto para aplicar o inseticida. No site da Embrapa Soja há um documento oficial com as principais informações sobre o manejo emergencial da lagarta que ataca várias culturas.

Além disso, o pesquisador ainda orienta que os produtores não apliquem o inseticida com o objetivo de uma ação preventiva, porém o controle de pragas é sempre curativo. Os agricultores devem detectar, identificar a praga e utilizar o defensivo.

“Os produtores devem também saber separar as variedades da lagarta, é importante que não confundam as lagartas, pois cada praga exige um inseticida específico”, afirma Bueno.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado