DA REDAÇÃO: Feijão encarece na gôndola do supermercado e governo estuda importar grão para conter inflação

Publicado em 05/06/2013 19:09 e atualizado em 05/06/2013 19:43
Feijão: Para conter a inflação, governo pretende importar produto para abastecer o mercado interno. O problema é que variedade como o carioca é produzida somente no Brasil e não tem incentivo governamental para manter a produção suficiente ao consumo. O resultado são altas para o consumidor final.

Para conter a subida no preço dos alimentos, entre eles o feijão, o governo avalia importar o produto, disse o ministro da Agricultura Antônio Andrade. Segundo ele, o governo tentará manter o preço ao consumidor por aumento na produção ou por garantia de preços mínimos ao produtor, incentivando o plantio.

No entanto, o que o governo parece não enxergar, é que a produção brasileira, principalmente de variedades como a do carioca, só é produzida no país e, para reduzir os custos, seria melhor incentivar a produção interna, uma vez que ela vem caindo por conta de informações excessivas de safra divulgadas pelo Ministério da Agricultura (Mapa), afirmou o consultor da Correpar, Marcelo Lüders.

Vale lembrar que o consumo interno no Brasil é de cerca de 700 mil toneladas de feijão carioca, não há produção suficiente fora do país para abastecer o mercado. O consultor avalia que uma alternativa para conseguir importar é a retirada do imposto de importação, atualmente de 10%.

Por outro lado, Lüders afirma que ainda não há espaço para a queda dos preços do feijão carioca, uma vez que a oferta está pequena, mas que, entre os meses de agosto e setembro, quando o plantio da produção irrigada começar a ser colhido, poderá haver pressão nas cotações. E alerta que os problemas internos devem continuar até o final deste ano.

 

Por: João Batista Olivi e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado