DA REDAÇÃO: Soja: À espera de preços melhores, produtores de MT seguram o produto

Publicado em 07/06/2013 13:29 e atualizado em 07/06/2013 17:16
Grãos: Produtores de MT seguram a soja, frente à expectativa de preços mais altos para a oleaginosa. Por outro lado, as traders tentam originar o grão, para atender os seus compromissos. Para diretor, situação pode gerar uma inflação nas cotações da soja no mercado interno. Já no milho, a Conab realiza na próxima terça-feira (11) segunda operação de contratos de opção.

Os negócios no mercado interno brasileiro seguem em ritmo lento. Os produtores de soja seguram o produto, frente à expectativa de preços mais altos para o grão. Segundo o direto do SIMConsult, João Birkhan, os agricultores que precisam de dinheiro vendem da mão-pra-boca, e o restante está mantendo a poupança em grão.

Por outro lado, as traders tentam originar o grão para atender seus compromissos. “Os produtores não venderam toda a safra, mas as traders já fizeram os planos de venda e precisam atender fisicamente esse volume, que não está aparecendo o que vai gerar uma inflação dos preços no mercado interno”, explica Birkhan.

Os preços do farelo de soja já registraram altas nos últimos dias no mercado interno. Em Minas Gerais, o aumento foi de 45% e as cotações passaram de R$ 710 para R$ 1100 a tonelada. No interior de São Paulo, os preços também apresentaram variação positiva. O diretor ainda destaca que um dos fatores que tem contribuído para elevação nos preços é o dólar.

Milho – A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) realizou a primeira operação dos contratos de opção para a garantia do preço ao produtor no último dia 4. O leilão negociou 96,12% dos valores ofertados. Para o diretor, o volume negociado nas bolsas em MT ainda é pequeno e foi verificado um volume maior de negócios na bolsa de São Paulo e dos grandes centros.

Já na próxima terça-feira (11), a companhia deve realizar a segunda operação. Diante dessa nova oportunidade, o diretor sinaliza que caso os prêmios não fiquem inflacionados os produtores participem do leilão. “Mas acredito que conseguiremos vender o milho no mercado interno, talvez, sem a Conab”, relata Birkhan.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado