DA REDAÇÃO: Agricultores do Paraná irão participar da mobilização nacional na próxima sexta-feira (14)

Publicado em 12/06/2013 13:18 e atualizado em 12/06/2013 16:47
Estado do Paraná também participará da mobilização nacional na próxima sexta-feira (14). Movimento será intenso no oeste do estado, que é uma região com grande volume de indígenas trazidos do Paraguai. Em Umuarama (PR) a Funai pretende demarcar área em que não há índios.

Produtores rurais do Paraná estão mobilizados pela Federação da Agricultura do estado para participar da paralisação nacional na próxima sexta-feira (14). No oeste do estado, onde os agricultores estão receosos devido ao volume de indígenas no local, haverá uma mobilização. Muitos produtores paranaenses também irão a Campo Grande (MS), onde o movimento será forte.

Ainda no Paraná, na cidade de Umuarama, a Funai pretende criar uma reserva indígena em uma área onde há mais de 50 anos não vive nenhum índio. A área abrange 14 mil hectares de terras produtivas e iria desalojar mil pessoas que vivem no local. “A função da Funai é proteger os indígenas, mas não se pode esquecer das demais pessoas, que também são brasileiros nativos. A Fundação atua de forma unilateral e afronta o direito de propriedade” afirma o Deputado Federal (PMDB/PR), Osmar Serraglio. O Deputado é o relator da PEC 215, que pretende tirar o poder da Funai de decidir sozinha sobre as demarcações de terras indígenas no Brasil.

A Agência Câmara de Notícias divulgou nesta quarta-feira que o Secretário Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, foi convocado pela Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para prestar esclarecimento sobre todo o processo que envolve as demarcações de terras indígenas no Brasil. No entanto, a audiência ainda não tem data marcada. Sobre isso o Deputado Serraglio afirmou que, finalmente, o governo se conscientizou quanto a essa questão e, agora, começou a tomar providências.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado