DA REDAÇÃO: Polícia trabalha com hipótese de desavença pessoal sobre a morte do índio da aldeia Paraguaçu (MS)

Publicado em 13/06/2013 13:18 e atualizado em 13/06/2013 17:01
Morte de índio da aldeia Paraguaçu em MS, próxima à Fazenda California, não está relacionada com conflito agrário, segundo delegado. Polícia investiga a possibilidade de razões pessoais para a ocorrência da morte. Conflitos por terras indígenas ocorreram na região há quatro anos.

Na manhã desta última quarta-feira (12), por volta das 5h30, um índio foi assassinado próximo ao município de Paranhos (MS). O indígena Celso Figueiredo, de 34 anos, pertencia à aldeia Paraguaçu.

De acordo com o Delegado Rinaldo Gomes Moreira, Celso estava acompanhado de seu pai indo em direção à fazenda Califórnia, que faz divisa com a aldeia. Quando os dois já estavam nos limites da fazenda, foram surpreendidos por uma pessoa que usava capuz e capacete e tinha uma espingarda pendurada no ombro. A pessoa disparou uma vez com a espingarda apenas contra o índio Celso e depois retirou uma pistola da cintura e disparou outra vez contra o índio. O pai, que estava ao lado de Celso, voltou à aldeia para pedir ajuda, porém, quando retornaram ao local, o índio já estava morto.

Tanto o pai de Celso, como a irmã, em depoimentos ao delegado Moreira, afirmam que não existe nenhum tipo de conflito entre índios e fazendeiros. O acesso dos índios à fazenda Califórnia é liberado para caça e pesca. A hipótese de roubo foi descartada, uma vez que os índios estavam indo receber a diária e não voltando. Portanto, o delegado trabalha com a hipótese de crime por desavença pessoal.

Os índios, no momento, estão armados com arco e flecha e pintados para a guerra, mas afirmam que irão apenas enterrar Celso no local onde o assassinato aconteceu. Representantes da Funai junto a Polícia Federal estão no local para tentar acalmar os índios.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado