DA REDAÇÃO: Em Silvânia (GO) será realizada a primeira prova de peso a pasto em fazenda particular

Publicado em 17/06/2013 13:17 e atualizado em 17/06/2013 15:38
Rota da Pecuária: Na cidade de Silvânia (GO), será realizada em outubro a primeira prova de peso a pasto em fazenda particular. Serão reunidos 120 animais selecionados de GO, MG, TO, MT que já tenham uma participação no PMGZ (Programa de Melhoramento Genético dos Zebuínos) positiva. Durante um ano, esses animais passarão por vários tipos de pastagens.

No município de Silvânia (GO) será realizada, em outubro deste ano, a primeira prova de peso a pasto em fazenda particular. A prova é uma parceria entre a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e a Associação Goiana do Nelore e será sediada na fazenda Barrero.

Cerca de 120 animais, em um total de aproximadamente 800, já estão sendo selecionados para a prova em diversos estados do Brasil, como Goiás (GO), Minas Gerais (MG), Tocantins (TO) e Mato Grosso (MT). Francisco Xavier Nunes, Consultor Pecuário da fazenda Barrero, explica que a ABCZ exige que os animais já tenham uma participação no PMGZ (Programa de Melhoramento Genético dos Zebuínos) para participar.

Após a seleção, os animais ficarão 1 ano na fazenda e irão passar por diversos tipos de pastagens , como a pastagem palhada consorciada com a brizantha. Ao final da prova os animais com melhor desempenho, classificados em elite e superior, serão ofertados em um leilão no dia 19 de outubro de 2014, durante a Expoinel, em Goiás.

Por: João Batista Olivi, Estela Facchin e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado