DA REDAÇÃO: FPA pressiona o Ministro Gilberto Carvalho para solucionar questão indígena no Brasil

Publicado em 26/06/2013 13:26 e atualizado em 26/06/2013 18:51
Na reunião da Comissão de Agricultura com o Ministro Gilberto Carvalho a pressão continua em cima da forma das demarcações de terras indígenas no Brasil. A FPA quer a reedição da portaria 303, a regulamentação do artigo 231 e um marco temporal para revisão de laudos antropológicos fraudulentos. O Deputado Luis Carlos Heinze denunciou que o governo está aliado a interesses estrangeiros nas demarcações da Funai.

O Ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Caralho, está prestando esclarecimentos em uma audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para tratar a questão indígena, após ter sido convocado pelo Deputado Federal e Presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária, Luis Carlos Heinze (PP/RS).

De acordo com o deputado Heinze a partir do gabinete do Ministro Gilberto Carvalho está a linha direta com o Ministério da Justiça e a Funai e a pressão continua em cima da forma de como são feitas as demarcações de terras indígenas no Brasil. A FPA quer a reedição da portaria 303, que impõe limites a atuação da Funai, a regulamentação do artigo 231, que define critérios de demarcação de territórios indígenas e, principalmente, um marco temporal para a revisão de laudos antropológicos fraudulentos.

“Nós avançamos até agora porque pressionamos o governo. Sabemos o que os produtores querem e vamos seguir pressionando até encontrar uma solução”, diz Heinze.

O deputado Heinze ainda fez uma denúncia afirmando que o governo está aliado a interesses estrangeiros nessas demarcações por parte da Funai. Heinze apontou que o governo da Noruega estaria colocando dinheiro para criar um fundo Amazônia. Esse dinheiro também serviria para fazer compras de terras em Sidrolândia (MS). Porém, o Ministro Gilberto carvalho negou a acusação e disse que o dinheiro para compra dessas terras viria do BNDES. Heinze diz que a Noruega tem 1 bilhão de reais disponibilizados no BNDES para estudos sobre a questão ambiental no Brasil, mas, na verdade, existem outras intenções.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado