DA REDAÇÃO: Na região de Goioerê (PR), 60% da safra de milho foi prejudicada pelas chuvas

Publicado em 23/07/2013 13:39 e atualizado em 23/07/2013 16:34
Milho: Cereal no PR tem qualidade comprometida em função do excesso de chuvas. Em Goioerê (PR), 60% do milho que entra nas cooperativas tem mais de 6% de ardido, geralmente com baixo padrão. Não há área grande de milho colhida. Com problema de geadas, quantidade do grão pode ser grande, mas não de boa qualidade.

Em Goioerê (PR), cerca de 60% da safra de milho foi comprometida pelas chuvas que aconteceram no final do mês de junho e início de julho. Toda a região da cidade, incluindo municípios próximos e o sul do Mato Grosso do Sul (MS), também tiveram as lavouras prejudicadas pela chuva. Nas cooperativas de Goioerê 60% do milho que chega tem o grão com mais de 6% ardido ou avariado, o que já não representa o milho padrão.

Da última sexta-feira (19) até esta segunda-feira (22) choveu bastante na região, o que preocupa os produtores sobre o milho que ainda está no campo, já que apenas 30% da safra foi colhida até o momento no município. O produtor rural, José Sismeiro, afirma que não acredita em uma super safra, uma vez que o volume de milho até poderá ser grande, mas a qualidade será ruim.

Os agricultores que já haviam contratos antecipados para esse milho terão que resolver como o contrato será cumprido com milho de qualidade inferior na sua respectiva cooperativa. Sismeiro diz que a colheita está no início e ainda há esperança de que haja milho bom para cumprir esses contratos.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado