DA REDAÇÃO: Trigo – No PR, cerca de 52% das áreas cultivadas estão suscetíveis às geadas

Publicado em 23/07/2013 16:10 e atualizado em 23/07/2013 18:02
Trigo: Geadas previstas para as próximas duas madrugadas podem comprometer as lavouras do cereal no PR. Cerca de 52% das áreas de trigo estão suscetíveis a problemas climáticos. Geadas mais fortes devem ser observadas nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul do estado. Plantações de café e milho também devem ser afetadas.

As geadas fortes previstas para as próximas duas madrugadas podem afetar as lavouras de trigo no estado do Paraná. Cerca de 52% das áreas cultivadas com trigo estão em fase de floração e frutificação, mais suscetível a problemas climáticos, conforme destaca o engenheiro agrônomo do Deral (Departamento de Economia Rural), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do PR, Carlos Hugo Godinho.

“Ainda é cedo para saber qual o impacto a geada causará nas lavouras de trigo. Mas a expectativa é que no próximo levantamento do departamento haja algumas perdas, em função das doenças que atacaram as plantações na região Oeste do estado”, afirma o engenheiro.

As geadas mais fortes deverão ser localizadas no Sudoeste, Oeste e Sul do estado. E apesar do evento climático, as lavouras da região sul deverão ser menos afetadas, já que não há grandes áreas suscetíveis. Na faixa central do estado, as geadas tendem a ser moderadas.

Diante dessa insegurança, o engenheiro diz que não há uma medida que os produtores rurais possam adotar para evitar perdas maiores. “Os agricultores paranaenses são esclarecidos e tecnificados, o importante é fazer o escalonamento do plantio do trigo que dilui as possíveis perdas decorrentes de eventos climáticos”, explica.

Paralelo a esse cenário, a expectativa para safra de trigo deste ano é boa aos produtores do estado.  Em grande parte das praças, a saca de 60 kg do cereal é negociada a R$ 42,00, enquanto que no ano passado o produto foi comercializado a R$ 25,00. “Mantemos esse cenário positivo, apesar da queda nos preços internacionais”, relata Godinho.

Café e Milho – As geadas também devem atingir importantes regiões produtoras de café e milho no estado. Os cafeicultores ainda têm a opção de realizar “chegamento” nas plantas mais novas para proteger das geadas. As plantações do milho, pastagens e as hortaliças também devem ser atingidas pelo evento.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado