DA REDAÇÃO: Frio intenso no RS não deve prejudicar a agricultura

Publicado em 24/07/2013 10:08 e atualizado em 24/07/2013 12:15
Ao contrário dos demais estados, geadas que chegaram ao Rio Grande do Sul na madrugada desta quarta-feira (24) beneficiam as lavouras já que as culturas de inverno estão em pleno desenvolvimento. Frio intenso tem sido positivo para culturas como trigo, uva e maçã, além de acabar com pragas de insetos como o pulgão, por exemplo.

No Rio Grande do Sul (RS), há 3 dias ocorrer um frio intenso, mas comum para essa época do ano. A maioria das culturas de inverno, como o trigo, a cevada e o centeio estão em pleno desenvolvimento nesse momento e são beneficiadas com o frio, assim como a fruticultura, que precisa de uma determinada temperatura baixa para trazer bons frutos no verão.

Já a olericultura pode ser prejudicada, principalmente a produção que se encontra em céu aberto. Porém, a maioria da produção comercial de olerícolas no estado é protegida e, portanto, não terá perdas.

Segundo o Gerente Técnico da Emater, Dulphe Machado Neto, do ponto de vista geral a situação é normal no estado: “Há um frio intenso, mas que não trará grandes conseqüências para a agricultura, uma vez que os produtores já esperam o frio nessa época do ano e são prejudicados apenas com o frio fora de época, como em setembro e outubro, quando as lavouras de verão estão sendo plantadas”.

No entanto, nos vales e na região litorânea do RS, onde se cultiva banana e abacaxi, pode haver o atraso no desenvolvimento dessas culturas, o que poderia prejudicar a produção, assim como na citricultura, que está iniciando a colheita. Porém, os prejuízos poderão ser mesurados apenas em uma semana ou 15 dias.

Se o frio persistir na próxima semana, como indicam as previsões meteorológicas, poderá ser benéfico para o controle de insetos, com uma quebra de populações importante para as lavouras de verão.

Dulphe orienta aos produtores que se protejam, principalmente os pequenos agricultores, e afirma que a Emater está à disposição para orientá-los.

Por: Carla Mendes e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado