DA REDAÇÃO: Em Mandaguari (PR), 20% das lavouras de café devem ser prejudicadas pela geada

Publicado em 24/07/2013 13:00 e atualizado em 24/07/2013 14:59
Café: Em Mandaguari (PR) há muita preocupação entre os cafeicultores. Geada ocorreu, mas nebulosidade não foi tão intensa quanto o esperado. Termômetros registraram -3ºC. Segundo engenheiro agrônomo haverá apenas 20% de danos, pois geada não chegou ao tronco e apenas as folhas foram queimadas. Ainda há risco de outras geadas para a região nos próximos dias.

Na região de Mandaguari (PR), a geada na madrugada desta quarta-feira (24) não foi tão intensa devido à nebulosidade, apesar dos termômetros registrarem -3°C às 5h.

Segundo o Engenheiro Agrônomo, Roberval Simões Rodrigues, a geada não afetou o tronco das plantas e apenas as folhas foram queimadas. Com isso, cerca de 20% da lavoura deverá ser prejudicada. Porém, ainda há previsões de geada para a madrugada desta próxima quinta-feira (25), quando as lavouras estarão mais suscetíveis ao frio e o prejuízo pode aumentar.

O preço do café está muito baixo e os produtores já têm dificuldade para se manter na atividade, com a ocorrência de geadas a situação fica cada vez pior. Rodrigues afirma que o café no Paraná vem sendo trocado pela soja, e, por isso, o estado não representa uma grande quantidade no total produzido no Brasil: “Nós esperamos que o preço do café reaja frente aos danos causados pelo frio, mas isso deverá acontecer apenas se as geadas ocorrerem também em São Paulo (SP) ou em Minas Gerais (MG)”.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado