DA REDAÇÃO: Previsão de geada negra no Paraná não deve se confirmar

Publicado em 24/07/2013 13:12 e atualizado em 24/07/2013 15:34
Possibilidade de geada negra está, praticamente, descartada para o Paraná nos próximos dias. Isso acontece uma vez que, apesar das baixas temperaturas, os ventos muito frios não são mais registrados. Onda de frio contribui também para redução das pragas nas lavouras, beneficiando a produção da próxima temporada.

O frio no estado do Paraná (PR) trouxe a previsão de um fenômeno chamado de geada negra, uma geada acompanhada de ventos fortes que traz muito prejuízo às lavouras, uma vez que congela a seiva das plantas.

No entanto, de acordo com o Vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo (PR), Vitorino Rigo, a geada negra não deve acontecer: “O frio foi bastante intenso nesta madrugada, mas não foi acompanhado também do vento frio, que congela tudo devido às baixas temperaturas”.

Por outro lado, o frio pode ser benéfico para afastar as pragas. Na região de Toledo, há a presença dos percevejos, que, em condições climáticas amenas, se multiplicam durante o ano inteiro. Porém, com o frio, o ciclo de reprodução do percevejo é interrompido, favorecendo as lavouras na próxima safra.

Por: Kellen Severo, Cristiane Viegas e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado