DA REDAÇÃO: Trigo – Perdas podem chegar a 100% nas lavouras atingidas pelas geadas no Oeste do PR

Publicado em 25/07/2013 13:12 e atualizado em 25/07/2013 14:50
Clima: Lavouras de trigo de Toledo (PR) foram afetadas por condição climática adversa, com um frio de grande intensidade. Geada de gelo cortou a seiva da planta, causando 100% de perda do trigo, que não possui seguro. Para outras culturas, como a uva, frio foi providencial. Com a queima das pastagens, produção de leite também será reduzida.

As geadas de forte intensidade que atingiram importantes regiões produtoras no Paraná causaram prejuízos aos produtores de trigo. A parte Oeste do estado foi a mais comprometida, mas em outros estados como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo as áreas de produção agrícola também foram afetadas.

O vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo (PR), Vitorino Rigo, explica que na região do município as perdas podem chegar a 100%. Não foi registrada a geada negra, mas o presidente explica que a geada de gelo cortou a seiva da planta.

“Frio corta a passagem da seiva para espiga, que é onde faz a produção do grão. A parte de cima fica na planta, no entanto, fica isolada. E não temos seguro”, afirma o vice-presidente.

Do mesmo modo, as pastagens também foram afetadas pelas geadas e, com isso, a expectativa é que haja uma diminuição na produção de leite da localidade. Já as lavouras de milho, não devem ser tão impactadas pelo evento climático, uma vez que grande parte das plantações a maturação já estava concluída.

Em contrapartida, as temperaturas mais baixas tem sido benéficas para algumas culturas como é o caso da uva. Ainda de acordo com o vice-presidente do sindicato, a uva precisa de um período de dormência para acumular energias e produzir melhor na safra seguinte.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado