DA REDAÇÃO: Até entrada da safra nova nos EUA, preços da soja devem se manter voláteis

Publicado em 26/07/2013 13:43 e atualizado em 26/07/2013 16:15
Grãos: Situação ainda é bem apertada no mercado interno norte-americano. Prêmios elevados pagos aos produtores dos EUA incentivaram a comercialização imediata, o que refletiu nos preços da Bolsa de Chicago. Analista lembra que, no entanto, há poucos estoques e aponta para um período de bastante volatilidade, principalmente para os contratos da safra velha.

Nesta semana, as cotações da soja na Bolsa de Chicago tiveram quedas acentuadas devido a um grande prêmio que incentivou os produtores a comercializar imediatamente.

No entanto, o analista de mercado, Stefan Tomkiw, acredita que esse movimento de baixa foi exagerado e os preços poderão ter um repique, já que os estoques de safra velha nos EUA ainda são apertados e até a entrada da nova safra o mercado deve se comportar de forma volátil.

Os fundos de investimentos ainda carregam uma posição comprada relativamente grande e aguardam a consolidação das previsões climáticas para o mês de agosto para tomar uma decisão concreta em reduzir essas posições compradas ou não.

Segundo Stefan, as previsões são de clima favorável para a primeira quinzena de agosto e, se isso de confirmar, os gestores de fundo entrarão reduzindo as posições compradas: “A partir da definição do clima, o mercado entra em um período de queda em agosto e em setembro entra em um pequeno repique para cima porque o potencial produtivo da nova safra começa a se consolidar”.

Já para os preços futuros da safra nova em Chicago, Stefan afirma que analisando todos os componentes e a tendência histórica, se a safra dos EUA permanecer em condições normais e houver uma perspectiva positiva para a safra brasileira, os preços deverão ficar em torno de US$ 11,00/bushel.

Milho: De acordo com o analista de mercado, o nível de oferta mundial nesta safra é significantemente maior do que o mercado vem trabalhando nos últimos anos e com a consolidação dessas perspectivas positivas, os preços deverão ceder, chegando a US$ 4,00/bushel no contrato dezembro para a safra nova norte-americana.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado