DA REDAÇÂO: CDPC se reúne nesta quinta-feira (1) para definir políticas para cafeicultura

Publicado em 29/07/2013 14:06 e atualizado em 29/07/2013 16:54
Brasília: Reunião do Conselho Deliberativo das Políticas do Café deve ser realizada nesta quinta-feira (1). Promessa do Ministro da Agricultura é que serão liberados recursos para a realização do Pepro para o café. Dificuldade para liberação vem do Ministério da Fazenda, o que vem atrasando as soluções para a cafeicultura.

Nesta quinta-feira (1), o Conselho Deliberativo das Políticas do Café deve se reunir para trazer novidades aos produtores sobre os contratos de opções para o grão. A reunião, que seria realizada no último dia 25, deverá discutir os principais pontos levantados pelos representantes do setor.

Segundo a repórter Daniela Castro, do Canal Rural, o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, já havia prometido em entrevista ao Bancada Rural que seriam liberados cerca de R$390 milhões de reais para que fossem feitos estes contratos de opção, mas que o ministério encontra dificuldades junto ao Ministério da Fazenda para fazer a liberação do dinheiro.

Com os contratos de opção, o cafeicultor poderá se encontrar em uma situação mais tranquila, pois chegará ao mês de janeiro tendo a opção de vender sua produção para o governo pelo preço mínimo (R$307,00 para o café arábica) ou então para o mercado, caso os preços estejam mais animadores.

Atualmente, os cafeicultores estão recebendo valores abaixo do preço mínimo e do custo de produção pelas suas sacas, o que vem gerando bastante prejuízo.

 

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado