DA REDAÇÃO: Há dois anos, propriedade em Barreiras (BA) está invadida pelo MST

Publicado em 30/07/2013 16:11 e atualizado em 31/07/2013 08:56
Propriedade de 300 hectares invadida há 2 anos pelo MST em Barreiras-BA continua em poder dos invasores, mesmo com reintegração de posse determinada pela justiça.

Há dois anos, a propriedade rural do agricultor, Paulo Roberto Haehner, foi invadida por um grupo do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). O conflito teve início em maio de 2011, quando os representantes do movimento ocuparam a terra, alegando que a área, localizada em Barreiras (BA), seria improdutiva.

Por outro lado, o produtor destaca que estava esperando uma liberação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), para realizar o desmatamento da área de cerca de 314 hectares. “Eu quis trabalhar, fazer a coisa dentro da lei para não criar atrito, outros produtores que não fizeram da mesma forma foram anistiados, porém eu acabei tendo um problema maior”, diz o proprietário.

Entretanto, cerca de 50 a 60 hectares da área já foi desmatada pelos representantes do movimento para que fossem feitas construções no local. A propriedade já teve a reintegração de posse determinada, mas a medida não foi cumprida.

“Já comprovei tudo na justiça. Inclusive, ganhei do Governo do Estado um documento afirmando que eu sou o legítimo proprietário da área. Porém estou a dois anos tentando pegar essa propriedade de volta. Não recebemos nenhuma proposta concreta e essa situação nos deixa desgastados”, afirma Haehner.

A expectativa é que o impasse seja resolvido até o final de novembro deste ano. “Queremos passar o final de ano com essa pendência resolvida. Não existe nenhuma negociação, não temos nada de concreto, apenas conversas. Porém os meus papeis, meus documentos são verdadeiros”, ressalta produtor.

Por: Aleksander Horta/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado