DA REDAÇÃO: Com clima favorável nos EUA, soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago

Publicado em 30/07/2013 16:42 e atualizado em 30/07/2013 19:22
Soja: Em Chicago, mercado tem mais uma sessão de fortes perdas diante do favorável quadro climático do clima nos EUA. Sem problemas à frente, vencimento novembro/13 poderia bater os US$ 10/bushel, segundo analista.

Nesta terça-feira (30), a soja fechou com cotações em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto o milho e o trigo tiveram um dia positivo de negociações.

De acordo com Vinicius Ito, analista da Jefferies, desde a semana passada, quando houve um movimento de venda de soja, o mercado continua caindo e, nesse momento, posições compradas estão sendo revendidas, uma vez que a previsão climática nos EUA permanece favorável: “Agosto é o mês de definição da soja e, enquanto o clima estiver favorável, o mercado tende a continuar em queda”.

Vinicius afirma que se houver a confirmação de uma safra de soja cheia nos EUA, o contrato novembro/13 em Chicago deverá chegar a US$ 10,00/bushel. As baixas nas cotações devem continuar, mas podem ter uma queda gradual ou, em certos momentos, se estabilizar.

Segundo o analista, os produtores brasileiros devem ficar atentos ao mercado para comercializar em momentos oportunos, já que a tendência é que os preços caiam ainda mais daqui para frente.

Milho: Diferentemente da soja, que tem o seu período crítico em agosto, o período crítico do milho é em julho, com isso o mercado geralmente se movimenta ou forma uma tendência um pouco antes da definição da safra. Em junho e julho, as cotações do milho já caíram bastante e, nesse momento, há um movimento técnico de compra do milho, que é uma reversão de posições feitas anteriormente, na qual se compra milho e se vende soja. Isso pode fazer os preços pararem de cair um pouco, mas a tendência não é de alta.

Por: Aleksander Horta e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado