DA REDAÇÃO: Geadas prejudicaram a produção de uva em Marialva (PR), perdas podem chegar a 40%

Publicado em 31/07/2013 13:21 e atualizado em 31/07/2013 16:28
Geada: Na cidade de Marialva, no Paraná, geadas prejudicaram a produção de uva. Produtores já tinham feito cerca de 70% de suas podas, das quais 90% foram atingidas, obrigando produtor a repodar as uvas sem a garantia de uma boa produção. Cidade é maior produtora de uva do estado e responsável por 40% da produção nacional.

As geadas que atingiram as lavouras do Sul do país afetaram também a produção de uva em Marialva (PR). Os produtores do município já tinham feito cerca de 70% das podas quando os eventos climáticos alcançaram as plantações, na semana anterior.

O presidente do Sindicato Rural da cidade, Lindalvo José Teixeira, destaca que a uva é produzida no ramo e grande parte dos ramos foi destruída pelas geadas. “Da totalidade de uva que havia sido podada em Marialva, 90% foram atingidas pelo evento climático. Com isso, o produtor terá que repodar a uva, mas sem garantida de uma boa produção”, destaca.

Os prejuízos ainda serão definidos, mas as perdas na produção podem chegar a 40%. Marialva é a maior cidade produtora de uva do estado e responsável por 40% da produção nacional. Na cidade, a produção envolve 1.100 famílias de pequenos e médios produtores e gera mais de 6.500 empregos.

“Essa é uma questão social muito séria, envolve um número avantajado de pessoas, estimula o comércio. Com essa situação, poderemos ter um êxodo rural provocado pelas geadas. O governo deve agir para ajudar a manter essas famílias na produção agrícola”, diz Teixeira.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado