DA REDAÇÃO: Produtores acampam na margem do Rio Iguaçu (PR) para impedir avanço de hidrelétrica

Publicado em 31/07/2013 13:29 e atualizado em 31/07/2013 17:40
Protesto: Em Capitão Leônidas Marques (PR), produtores estão acampados no Rio Iguaçu, para impedir que suas terras sejam ocupadas pelo avanço da hidrelétrica que está sendo construída no rio. Cerca de 90% destes produtores são pequenos proprietários e possuem terras que vão de 10 a 20 hectares. Valores oferecidos pelas terras são baixos.

Em Capitão Leônidas Marques (PR), produtores rurais estão acampados na margem direita do Rio Iguaçu com o objetivo de impedir que as suas terras sejam ocupadas pelo avanço de uma hidrelétrica que está sendo construída na região. As famílias dos agricultores estão se revezando em grupos de 50 durante o acampamento.

O produtor rural, Valdisnei Ribeiro, afirma que eles não são contra o progresso, mas que a indenização oferecida pelas terras está abaixo dos valores reais. Além disso, a margem do rio é uma grande região produtora.

“Existem famílias que moram nessa área há 50 anos e se nós formos bem indenizados já será um grande problema social sair daqui e com uma indenização injusta será ainda pior”, diz Ribeiro.

Na região, cerca de 414 famílias poderão perder as suas terras com o avanço da hidrelétrica, sendo que 90% dessas famílias são de pequenos produtores.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado